bannerrootday

KeyMe, aplicativo para iPhone e iPad permite criar clones de chaves

Não é mais surpresa o fato de que novidades e inovações tecnológicas levantem cada vez mais discussões acerca da segurança e privacidade das pessoas ao redor do mundo. Um exemplo claro disso foi o anúncio do software capaz de descobrir senhas e códigos através do Google glass apenas olhando o movimento dos dedos da vítima. Agora a bola da vez está em um aplicativo para iOS chamado de KeyMe.




Se você ainda não o conhece, o KeyMe é um aplicativo que é capaz de fazer um escaneamento de uma chave comum, em ambos os lados, e gerar um molde idêntico que pode ser impresso em qualquer impressora 3D, realizando assim uma cópia digital de uma chave. Com o molde, o usuário pode mandar fazer uma outra chave e ter uma cópia da mesma. Parece uma ferramenta muito útil para aqueles que vivem perdendo as chaves e que podem ter um molde em seu iPhone para casos de emergência, mas o que vem chamando a atenção é a facilidade com que terceiros, utilizando o software, possam ter acesso a chave da casa de alguém.

O aplicativo se tornou tão popular que a empresa desenvolvedora do aplicativo inclusive distribuiu pequenos quiosques para impressão de chaves pela cidade. Tudo que você precisa é da chave original e 30 segundos para que a máquina faça o escaneamento. Ou seja, se você perder sua chave por menos de um minuto, já pode estar susceptível a uma possível clonagem do objeto.

O site Wired publicou recentemente um artigo intitulado “O aplicativo que usei para invadir a casa do meu vizinho”, por Andy Greenberg, onde o redator conta como conseguiu o feito. Ele diz que mora em um prédio, e ao chegar no portão, pediu para que o vizinho o abrisse pois tinha esquecido as chaves. Ao invés de descer e abrir pessoalmente o portão com sua chave, o vizinho a jogou pela janela. O tempo de subida nas escadas foi suficiente para que Andy usasse o aplicativo para escanear a chave de casa do vizinho e no dia seguinte entrar em sua casa com uma cópia da mesma.

Por outro lado, Greg Marsch, CEO da empresa responsável pelo desenvolvimento do KeyMe, afirma que o aplicativo é muito útil para se manter um registro de dados que não era possível com o modo antigo de cópia de chaves. Ele afirma, inclusive, que se uma chave for clonada e usada de forma criminosa ou ilegal, eles tem condições de fazer um rastreamento a partir desses dados e chegar ao responsável pelo ato. Os usuários do aplicativo KeyMe podem inclusive manter o controle de quantas cópias foram realizadas a partir de um item, assim se algo estiver errado já pode ser alertado.

Mesmo com tantas explicações, existem ainda os que vão de encontro a aplicativos como esse, afirmando que o modo tradicional de fazer cópias de chaves em chaveiros seja mais seguro, mas opiniões se dividem com os que acreditam que o aplicativo é uma mão na roda para que não haja necessidade de tomar medidas drásticas como trocar as fechaduras de portas quando se perde uma chave. E você, o que acha?
Fonte: Yahoo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pressionada, Microsoft desiste de cortar armazenamento gratuito do OneDrive

Confira 6 roteadores que foram destaque em 2016

Eletrodomésticos também podem ser smart; confira guia de compras