bannerrootday

WhatsApp vai continuar funcionando em alguns celulares antigos até julho



Se você tem um celular antigo da BlackBerry ou da Nokia, você está com sorte: o WhatsApp anunciou hoje que continuará a oferecer suporte aos sistemas operacionais BlackBerry OS, BlackBerry 10, Nokia S40 e Nokia S60 até julho de 2017. Inicialmente, a empresa só planejava seguir funcionando nesses sistemas operacionais até o fim de 2016.

Por outro lado, o plano da empresa de deixar de funcionar em celulares Android, iOS e Windows Phone antigos continua o mesmo. Se você tem um iPhone com iOS 6 ou anterior, um Windows Phone 7 ou anterior, ou um Android 2.1 ou 2.2, você só poderá usar o WhatsApp neles até o fim de 2016; no ano que vem, ele já deve parar de funcionar.

Alguns usuários dos sistemas que seriam descontinuados no fim de 2016 já estavam até mesmo recebendo mensagens avisando sobre o fim do suporte do WhatsApp. A esses usuários, a recomendação da empresa que gerencia o aplicativo era "atualizar para um Android, iPhone ou Windows Phone mais novo até o fim de 2016" - uma recomendação pouco sensível, como apontou o The Next Web.



O mundo muda


Embora a recomendação da empresa não seja muito útil, há algum fundamento para o WhatsApp deixar de oferecer suporte a sistemas antigos: atualmente, eles representam uma parcela muito pequena dos smartphones ativos.

Conforme a empresa aponta em seu anúncio, quando o WhatsApp foi lançado, em 2009, cerca de 70% dos usuários de smartphone tinham dispositivos com sistemas operacionais da Nokia ou da BlackBerry; atualmente, segundo a empresa, esses sistemas representam menos de 0,5% do mercado. Por outro lado, os sistemas iOS, Android e Windows Phone representavam menos de 25% do mercado em 2009; hoje, são eles que movem 99,5% dos smartphones vendidos.

Uma solução que a empresa parece não ter considerado, contudo, é a criação de uma versão Lite de seu aplicativo. De maneira semelhante ao Facebook Lite (que é melhor que o aplicativo completo em diversos aspectos), o WhatsApp poderia criar um WhatsApp Lite, que fosse mais leve, tivesse menos recursos e continuasse a funcionar mesmo em dispositivos mais velhos. Ao que parece, porém, a empresa simplesmente não está tão interessada assim.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pressionada, Microsoft desiste de cortar armazenamento gratuito do OneDrive

Confira 6 roteadores que foram destaque em 2016

Eletrodomésticos também podem ser smart; confira guia de compras